Centro da Fundação CASA de Ribeirão Preto recebe oficina sobre apicultura e debate sobre bem-estar nas férias

Aulas retornam nesta segunda-feira (29/07) para a rede estadual

 

Os jovens que cumprem medida no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Rio Pardo, localizado em Ribeirão Preto, participaram nas últimas semanas de uma série de atividades em virtude do período de férias escolares, que recomeçam nesta segunda-feira (29/07) para a rede estadual de ensino.

Um dos destaques da agenda foi um workshop sobre apicultura e a vida das abelhas, ministrado pelo apicultor Kenderson Luiz Morais Vasconcelos. Durante sua fala, o profissional abordou a biologia, as várias espécies desse inseto, que podem ou não ter ferrão, e também o manejo desses animais.

O objetivo da palestra foi mostrar que a criação de abelhas pode ser realizada como forma de lazer e até se transformar em fonte de renda. Outro ponto abordado pelo apicultor foi mostrar a importância das abelhas no contexto ambiental, sendo elas essenciais para a preservação e existência de uma infinidade de espécies de plantas e vegetais.

Além dessa oficina, houve ainda o segundo Encontro do Grupo Temático sobre Bem-estar e Saúde Mental, que é promovido em parceria com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto.

Durante o encontro, os jovens participaram de uma dinâmica envolvendo a importância de cultivar sentimentos como a resiliência, dentre outros.

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA Rio Pardo, Eliano Moreira, a agenda de férias foi repleta de novos conhecimentos para os jovens. “Procuramos valorizar experiências que agreguem e ampliem os horizontes dos adolescentes”, concluiu.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca a importância desses conhecimentos. “A ressocialização também envolve apresentar para esses jovens ambientes, opções e ferramentas que possibilitem mudar a trajetória da vida deles”, destacou.

 

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

 

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP