Centro da Fundação CASA de Franca recebe apresentações do Projeto Eskinas
Atividade envolveu música, RAP, e demais manifestações, valorizando a produção de cultura periférica de qualidade
Os jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) da cidade de Franca participaram na última sexta e segunda-feira (29/11 e 02/12) das atividades do Projeto Eskinas, encabeçado pelo MC, rapper e produtor cultural, Daniel Henrique Teixeira, mais conhecido como Daniel Skova.
O projeto une música, RAP, batalhas de rimas, dança, culinária, fotografia, graffiti, dentre outras manifestações com o objetivo de ressaltar que cultura de qualidade também é produzida na periferia, valorizando seus artistas e moradores. Tudo isso como forma de transformar para melhor a realidade dessas pessoas e inspirar muitas outras a buscarem esse meio para refletirem e mudarem seus paradigmas.
O cronograma de atividades no dia 29/11 teve início com uma apresentação de RAP de improviso, realizada pela MC Luna, como também é a conhecida a poeta, Luna Pimenta Palanço, que traz em suas letras a vivência do trabalho pesado na roça e nos curtumes da região de Patrocínio Paulista.
Em seguida, ocorreram as apresentações musicais do álbum que dá nome ao projeto, o EP Eskinas, com o MC e trompetista, Matuto S.A e Daniel Skova.
Ao final, ocorreu o bate-papo “Cozinha dus Pretos e Cenário”, que abordou temas variados como como culinária e cenografia. Participaram da ação o cozinheiro, Glauber Lucas Matias Nascimento, o cenografista, Vilson Donizete Messias, a mediadora, Eliara Alves, a MC Luna, Daniel Skova e Matuto.
Já na segunda-feira (02/12), a abertura das atividades foi realizada pela mediadora, Eliara Alves e pela produtora executiva, Elisa Teodoro Nascimento.
Na sequência, ocorreram novas apresentações musicais do álbum Eskinas, com Daniel Skova e D.C Family, codinome do cantor, Júlio César da Costa.
Concluindo as atividades no centro, houve a reprise do bate-papo “Cozinha dus Pretos e Cenário”, desta vez com a participação do cozinheiro, Danilo Manoel, da mediadora, Eliara Alves, da produtora executiva, Elisa Teodoro Nascimento, do cenografista, Vilson Donizete Messias, além de Daniel Skova e D.C Family.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA Franca, Amanda Pavani, a ação foi muito positiva. “Os jovens gostaram bastante de participar, por verem que são pessoas da região que foram se apresentar. Isso os aproxima mais desse movimento, que une arte, reflexão e Entretenimento”, concluiu.