Centro da Fundação CASA de Franca inaugura Sala de Leitura em homenagem ao poeta Carlos de Assumpção
Evento contará com a presença do escritor e apresentação do grupo Sarau Protesto
Um espaço que propõe aos adolescentes em medida socioeducativa experimentarem a liberdade trazida pelas palavras. Nesta quinta-feira (24/10), às 15h a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Franca realizará a inauguração da Sala de Leitura em homenagem ao poeta e decano da literatura afro-brasileira, Carlos de Assumpção.
O evento contará com a presença especial do escritor, que completou 97 anos no mês maio, e também terá uma apresentação do grupo Sarau Protesto, que foi idealizado pelo poeta e é formado pelo compositor Dom, como é mais conhecido Artur Francisco Gomes da Silva e pelas poetas Marília Angélica Martins e Sandra de Assumpção.
Como explica a coordenadora pedagógica do centro socioeducativo, Amanda Pavani, a escolha do nome para a sala de leitura partiu dos próprios adolescentes. “Fizemos um concurso interno e os jovens escolheram homenagear o poeta que, dentre outros reconhecimentos, é membro da Academia Francana de Letras, e tem uma presença forte nas escolas da cidade, organizando rodas de poemas”, destacou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca que a homenagem é muito significativa. “A poesia de Carlos de Assumpção é um grande grito sobre a ancestralidade e liberdade, reconhecendo a força das raízes afro e sua contribuição inestimável para a cultura brasileira”, concluiu.