CASA Vitória Régia promove semana do Jovem e inaugura sala de leitura

Evento acontece até amanhã (29/10); sala abriga projeto de incentivo à leitura que foca na interpretação de texto

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Vitória Régia (DRO), localizado na cidade de Lins, participam de 22 a 29/10 da Semana do Jovem no centro socioeducativo.

Concomitantemente, o CASA também realizou, na última segunda-feira (25/10) a inauguração oficial da Sala de Leitura, que abriga um projeto de incentivo voltado ao trabalho de questões como interpretação de texto, ampliação do vocabulário e criatividade.

Dentre os destaques da programação estão: torneio de vôlei (22/10); palestra motivacional que será realizada pela professora doutora da UniLins, Elizabete Silva Rosa, e palestra sobre alimentação saudável pela mestre, Silvia Cristina de Andrade, da Unisalesiano (ambas em 26/10); Roda de conversa com o presidente do Rotary Club de Lins, Ricardo Bertoril (27/10); Dicas esportivas, com o diretor do clube atlético Linense, Xandão (28/10); palestra com o Conselheiro Tutelar de Lins, João Paulo Barbosa (29/10).

Além disso, ocorrerão desafios esportivos, torneio de futsal e apresentações musicais e teatrais.

Sala de Leitura

A inauguração da Sala de Leitura do CASA Vitória Régia está programada para às 10h. Dentre os convidados estão representantes do Conselho tutelar, Poder Judiciário, rede socioassistencial, diretoria de ensino, escola vinculadora, biblioteca da UniLins, vereadores e da prefeitura Lins.

O local será responsável por abrigar o projeto “Oficina de Leitura”, que é realizado pela agente de apoio administrativo e pós-graduada em literatua, Helena de Almeida, e pela agente educacional, Juniana Priscila Conceição. Ele contará também com o apoio da Biblioteca da UniLins, que emprestará livros para serem utilizados nas oficinas.

O projeto consiste em incentivar o hábito da leitura nos jovens, por meio do aprimoramento de habilidades como a interpretação de texto, como explica Juniana. “No projeto, o último livro que lemos foi “A Ladeira da Saudade”, de Ganymédes José. Então, liamos junto com os adolescentes um capítulo e pedíamos para que eles anotassem qual palavra não conheciam”, disse.

“Após o término da leitura, buscávamos no dicionário o que cada uma significava, no contexto do livro, e explicávamos para os adolescentes. Isso trouxe para eles um entendimento maior do texto como um todo”, comentou Juninana.

Além do trabalho com a interpretação, o projeto integra ainda música, redação e debates sobre questões inerentes ao livro trabalhado. “O projeto é tão positivo, que hoje temos jovens querendo participar e foi isso que motivou a criação desse espaço”, destacou a agente educacional.

De acordo com o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, o incentivo à leitura é muito importante. “São projetos como esse que marcam a passagem do jovem na Fundação e que agregam um conhecimento que eles levarão para o resto da vida”, concluiu.