CASA Vila São Vicente visita exposições na Japan House SP

Adolescentes aprenderam mais sobre elementos da cultura nipônica

 

Seis jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Vila São Vicente (DRL) visitaram na última quinta-feira (13/01) as exposições do espaço Japan House, localizado na cidade de São Paulo.

O local foi concebido pelo governo japonês, como forma de promover um intercâmbio de elementos da cultura japonesa.

Na visita, os jovens foram acompanhados por monitores do setor educativo da JH e puderam ter contato com duas mostras: O projeto ‘Sopros’ e a mostra “Simbiose – A Ilha que resiste”.

A primeira aborda itens e utensílios de vidro produzidos com a técnica artesanal do “Edo Glass”, originária da cidade de Tokyo. Essa técnica foi aperfeiçoada pelos artesãos nipônicos durante o período Edo (entre os séculos 17 e 19) e consiste na utilização do fôlego humano para dar forma à copos, vasos e pratos.

Já a segunda mostra aborda a revitalização da região de Inujima, uma pequena ilha localizada no Mar de Seto. A vila é formada por 30 casas, e foi inicialmente fundada como um ponto de apoio para setor industrial. Após ser quase completamente abandonado por conta do fechamento das fábricas, o local se tornou uma referência onde o meio ambiente, passado e presente conseguiram estabelecer uma convivência harmoniosa.

A exposição conta com relatos de moradores, a maioria idosos, detalha o processo de revitalização promovido por arquitetos e a cooperação de vários atores na recuperação da vila.

Além disso, os adolescentes conheceram os espaços do Lounge Esportivo: Tokyo 2020 que abordou as Olímpiadas e o Ciclo de Mangá: Japão nos Quadrinhos, que utiliza histórias de quadrinhos da personagem Naruto para falar sobre vários aspectos da cultura japonesa.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP