CASA Vila Guilherme tem roda de conversa com recrutador de TI

Profissional que atua em empresa canadense explicou a situação do mercado de trabalho e as qualificações necessárias

A indústria 4.0, baseada na tecnologia, já é uma realidade na sociedade e um importante ramo de atuação da economia e, consequentemente, de seleção de profissionais para trabalhar nesse mercado.

Com esse parâmetro e sob o tema “Jovem, pense no futuro”, os adolescentes em medida socioeducativa de internação no CASA Vila Guilherme, no Complexo da Vila Maria, na cidade de São Paulo, tiveram uma roda de conversa na última quarta-feira (22) com o manager HR Recruiter (gerente de recrutamento) Nelson Oliveira Silva, que atua em uma empresa de tecnologia da informação (TI) canadense.

Durante cerca de uma hora e meia de bate-papo, o gerente de recrutamento discutiu o funcionamento do mercado de trabalho, incluindo na área de TI, quais são as exigências de qualificação e como tem funcionado o teletrabalho desde a presença da pandemia de Covid-19.

Silva ainda destacou a importância da educação para alcançar o alto nível de exigência do mercado de trabalho, assim como competências socioemocionais tanto para conquistar quanto para manter o emprego.

A área de tecnologia da informação é uma das mais atrativas e com necessidade de profissionais qualificados. Responsável por 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a previsão é que o segmento de tecnologia abra 400 mil vagas no mercado de trabalho até 2024 e faltam pessoas qualificadas.

“Temos trabalhado com os adolescentes a importância da qualificação profissional e o perfil necessário especialmente na área da tecnologia, que tem sido incorporada e valorizada na Fundação CASA”, explicou a coordenadora pedagógica do CASA Vila Guilherme, Marcela Cerqueira Gonçalves.