CASA Tamoios encaminha jovens para futuro profissional

Adolescente em internação prestou concurso enquanto outro foi matriculado em escola técnica municipal

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Tamoios, em São José dos Campos, trilham caminhos para um futuro profissional após a desinternação, ainda no tempo em que cumprem suas medidas.

Otávio (nome fictício), de 15 anos, cursa, a partir do próximo ano, Técnico em Mecânica no Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), em São José dos Campos, enquanto Leonardo (nome fictício), de 18 anos, prestou concurso público para a Prefeitura de Guaratinguetá no último domingo (06), no cargo de ajudante geral.

Para estar na lista entre os 30 aprovados para o curso Técnico no CEPHAS, Otávio enfrentou alguns desafios. Atualmente no 9º ano do Ensino Fundamental, o jovem concorreu igualmente com todos os outros candidatos que se inscreveram para o vestibulinho, com ingresso no 1º semestre de 2023.

Além de estudar no período correspondente à educação escolar, com aulas ministradas por docentes da escola vinculadora, a E.E. Euclides Bueno Miragaia, da rede pública estadual, o adolescente se preparou durante três meses em estudos no período noturno, com apoio diário da agente educacional Eliara Pires Simeão, além de professores da rede e servidores do CASA.

No final, veio a aprovação entre os 30 primeiros colocados. As aulas começam no dia 26 de janeiro.

Para Leonardo, o preparatório teve o mesmo foco, esforço e dedicação tanto do jovem quanto o apoio da agente educacional, servidores e professores da escola vinculadora. Aluno do 8º ano do Ensino Fundamental no centro socioeducativo, estudou tanto no horário de aula quanto no período noturno por um trimestre.

O anseio do rapaz é conquistar uma das quatro vagas disponibilizadas na ampla concorrência para o cargo de ajudante geral, que exige o Ciclo I do Ensino Fundamental completo. O edital prevê uma jornada semanal de trabalho de 44 horas, com remuneração de R$ 1.598,92.

“É desafiador encaminhar os adolescentes para o futuro profissional, por causa de dois fatores extremos: a falta de autoestima deles quando ingressam no cumprimento da medida socioeducativa e angariar parceiros para a empregabilidade”, avalia o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa. “Mas com o pós-medidas ajudará bastante”, vislumbra.

Desde dezembro de 2021, a Fundação CASA tem firmado acordos de cooperação com municípios paulistas para a implantação do Programa de Pós-medidas.

Trata-se de uma política pública de acompanhamento de adolescentes egressos, sem cumprimento de qualquer outra medida socioeducativa, sendo um dos focos a inserção no mercado de trabalho como estratégia para evitar a reincidência.

“O Pós-medidas é uma iniciativa muito importante para que possamos oferecer a oportunidade para esses adolescentes buscarem um bom caminho no retorno à convivência em sociedade”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

A Prefeitura de São José dos Campos foi a primeira cidade a assinar o acordo com a Fundação CASA para implementar a política pública, cuja proposta originária advém do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até outubro, mais de 30 municípios paulistas haviam firmado acordo com a Instituição.