CASA Santo André II vai para final regional da Copa CASA de Futebol

Time de jovens em internação venceu etapa do ABCD e disputa vaga para estadual do campeonato da Fundação CASA

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Santo André II, em Santo André, se classificaram nesta terça-feira (24) para a final da etapa regional da Divisão Regional Litoral (DRL) na XVIII Copa CASA de Futebol, o campeonato de futebol masculino da Fundação CASA. Os jovens deram o primeiro passo para defender taça do torneio, pois o time venceu a 17ª edição, realizada no ano passado.

O time do CASA Santo André II obteve o maior número de pontos da etapa local da DRL, que envolveu ainda as equipes dos CASAs Santo André I; São Bernardo I e II, de São Bernardo do Campo; e Diadema. As partidas aconteceram no Campo Distrital Padre Anchieta, em Diadema. Agora segue para disputar a vaga para o estadual.

A etapa regional da DRL começou no dia 17 de janeiro, no Instituto Projeto Neymar Jr., em Praia Grande, quando os times dos CASAs Peruíbe, Mongaguá, Vila de São Vicente (de São Vicente), Guarujá e Praia Grande I (de Praia Grande) disputaram a classificatória do litoral. A equipe do CASA Vila de São Vicente conquistou o maior número de pontos e se classificou para a final regional.

Na próxima terça feira (31/01), os times dos CASAs Santo André II e Vila de São Vicente se enfrentam na disputa pelo troféu de campeão e da vaga para representar a DRL na fase estadual Copa CASA de Futebol.

Sobre a Copa CASA

A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.

Trata-se do mais tradicional campeonato de futebol masculino que a Instituição promove desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.

As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.

“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP