CASA Santo André II é campeão de regional da Copa CASA

Time conquistou a vaga da DRL e defenderá título no estadual do campeonato de futebol da Fundação CASA

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Santo André II, em Santo André, se sagraram campeões da etapa regional da Divisão Regional Litoral (DRL) na XVIII Copa CASA de Futebol, o maior campeonato de futebol masculino para jovens internados promovido pela Fundação CASA.

Os jovens venceram o time do CASA Vila de São Vicente, de São Vicente, pelo placar de 3 a 1, em jogo disputado nesta terça-feira (31) no Campo Distrital Padre Anchieta, em Diadema. A equipe conquistou a vaga para fase estadual do campeonato e defenderá o título, uma vez que é o atual vencedor da competição.

Para a fase estadual do campeonato se classificam os vencedores da etapa local de cada uma das oito divisões regionais da Fundação CASA, que são administrações localizadas responsáveis pela supervisão de centros socioeducativos.

O CASA Vila São Vicente conquistou vaga para a final no dia 17 de janeiro, obtendo o maior número de pontos em disputas contra os times dos CASAs Peruíbe, Mongaguá, Vila de São Vicente (de São Vicente), Guarujá e Praia Grande I (de Praia Grande).

Já a equipe do CASA Santo André II chegou à final regional após classificação em etapa que contou com os times dos CASAs Santo André I; São Bernardo I e II, de São Bernardo do Campo; e Diadema.

O próximo compromisso da campeã da DRL será no dia 02 de fevereiro no Estádio Municipal Ilden Silvestre do Carmo, em Itaquaquecetuba, pela fase estadual da competição.

Sobre a Copa CASA

A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.

Trata-se do mais tradicional campeonato de futebol masculino que a Instituição promove desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.

As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.

“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.