CASA Rio Turiassu promove culto ecumênico

Evento inter-religioso para celebrar o Natal contou com depoimentos sobre o tempo humano e o tempo de Deus

Os adolescentes em internação provisória no CASA Rio Turiassu, no Complexo do Brás, em São Paulo, participaram na última sexta-feira (18) da edição 2020 do Culto Ecumênico, evento anualmente realizado pela equipe do centro socioeducativo para celebrar o Natal e proporcionar uma reflexão religiosa sobre a data e a chegada do novo ano.

O tema foi “O nosso tempo e o tempo de Deus”. Com a pandemia da Covid-19, a opção desta vez foi utilizar depoimentos enviados pelos parceiros do Programa de Assistência Religiosa (PAR), além de servidores do CASA contarem as visões de algumas outras religiões sobre a temática, como budismo e umbanda. Um adolescente também cantou um louvor composto especialmente para a ocasião.

“A confraternização, a reflexão, a tolerância, a harmoniza religiosa e o respeito marcaram o ato ecumênico”, avalia o diretor do CASA Rio Turiassu, Hugo Lima Guimarães.

Foram cerca de três horas e meia de celebração, inclusive com apresentação virtual do Coral Karina, Júlio César e Emanuel, da Igreja Evangélica Apostólica Ebenezer.

Por vídeo, representantes do Santuário São Judas Tadeu, da Igreja Católica; da Federação Espírita do Estado de São Paulo, da filosofia Espírita; e membros de vertentes protestantes.

O profissional de Educação Física Adilson Estevan explicou como o budismo considera os tempos humano e da divindade. Já o coordenador de equipe Adriano Alves dos Santos ressaltou a visão cristã, pela vertente neopetencostal, de como lidar com o tempo de Deus.

O agente de apoio socioeducativo Regivaldo Siqueira, por vídeo, discutiu como a umbanda e seus orixás, numa religião de matriz africana, discutem o tempo para o ser humano e para as divindades.

O jovem Tiago (nome fictício), de 17 anos, deixou a timidez de lado e cantou um louvor que compôs especialmente para a ocasião, à sua maneira, agradecendo a Deus pela oportunidade de, mesmo errando, poder se redimir.