CASA Rio Tâmisa realiza concurso de redação

Ação teve como objetivo incentivar a escrita e leitura dos adolescentes

Vinte jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Rio Tâmisa (DRMSE) participaram de um concurso de redação realizado pelo centro socioeducativo no mês de janeiro.

O concurso teve como tema “Por que devo respeitar às mulheres?”, e foi realizado sob a supervisão das pedagogas Márcia Linhares, Ana Célia Bezerra e Cilmara Giacometti dos Santos.

Além de trabalhar questões como o combate à violência contra a mulher, o respeito nas relações e a valorização do gênero feminino, o concurso também teve como objetivo promover a leitura e a escrita entre eles.

Ao total, foram dez dias entre a produção e a avaliação dos textos. Todas as redações passaram pela análise de uma banca de jurados, que escolheram as três melhores. Como prêmio, os autores receberam um kit contendo livros e dicionários.

Leia a íntegra da redação vencedora, escrita por um jovem de 18 anos:

O que seríamos sem as mulheres?

Mulheres, temos que respeitá-las, elas merecem ser amadas, cuidadas, protegidas e, às vezes, até mimadas. Mulher não é fraca, muito pelo contrário, mulher é forte, carrega o filho 9 meses na barriga e o resto da vida no braço.

Mulheres são nossas mães, irmãs e tias que com a gente sempre estão na correria, independente da situação. Pela pureza que habita em seu coração, às vezes é o problema, mas na maioria das vezes é a solução. É a sobrinha que você vê crescer desde pequenininha, é a esposa a quem você dedica o resto da sua vida.

Mulher merece respeito porque é a mãe que dá leite ao filho do peito e que, querendo ou não, cria o sujeito, educa e mostra para ele que, com todas as mulheres, temos que ter o respeito!

Mulher merece carinho, seja do irmão, filho ou marido. Mulher tá no topo da lista, seja gaúcha, mineira ou paulista.

Dia 8 de março é o dia mais importante da terra, pois nem existiríamos sem elas!