CASA Rio Piracicaba homenageia o Dia da Consciência Negra

Celebração contou com palestra, elaboração de cartazes temáticos e uma animada roda de samba

 

Os adolescentes que cumprem internação provisória no CASA Rio Piracicaba (DRMC), participaram na quinta-feira (18/11) de uma homenagem alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrada em alguns municípios do Estado de São Paulo, no dia 20.

O evento contou com palestra, elaboração e exposição de trabalhos sobre a cultura africana e uma animada roda de samba com o Coletivo Quilombola de Piracicaba.

Para ministrar a palestra, o CASA recebeu o advogado Agnaldo Benedito de Oliveira, que compartilhou com os jovens sua trajetória de vida e abordou assuntos como a história dos quilombos e o resgate da cultura africana no Brasil.

Já a equipe pedagógica trabalhou com os adolescentes o conceito da data, refletida em cartazes expostos nos espaços do centro socioeducativo.

A celebração foi encerrada com roda de samba conduzida pelo Coletivo Quilombola de Piracicaba. Com ritmos e músicas referentes ao tema,  os integrantes do grupo conversaram com os jovens sobre a importância desta arte para os quilombos, assim como a questão do preconceito e a diversidade étnico-racial. Além disso os adolescentes puderam manusear os instrumentos utilizados pelos artistas.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP