CASA Rio Pardo realiza oficina sobre produção agrícola orgânica

Jovens estão recebendo orientação sobre a produção de alimentos e de ovos, através de uma horta e galinheiro autossustentáveis

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Rio Pardo (DRN), localizado na cidade de Ribeirão Preto, estão participando de uma oficina extracurricular no centro, voltada à produção agrícola orgânica.

No projeto, os adolescentes são orientados sobre técnicas de cultivo de uma horta, onde foram plantadas espécies de verduras e legumes, e também, de forma inédita, dos cuidados com as galinhas caipiras, para a produção de ovos.

O projeto é todo autossustentável, onde as sobras das refeições dos adolescentes são utilizadas para compostagem de adubo, utilizado no plantio, e as aves são alimentadas com o que é cultivado na horta.

Além disso, os familiares dos adolescentes também são beneficiados, com a doação de alimentos e dos ovos produzidos. A primeira leva de doações foi entregue no último fim de semana, durante a visita aos jovens em medida socioeducativa.

A iniciativa do projeto partiu do diretor do centro socioeducativo, Paulo Marcelo Fernandes, juntamente com o coordenador pedagógico, André Luis Machado Mazzo, que tiveram a ideia de proporcionar o contato mais próximo com a natureza, além de ser benéfico à saúde, contribui para a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.

“Os adolescentes gostaram bastante da oficina, pois eles participam de todo o processo, desde o plantio da semente, o cuidado e alimentação com os animais até o resultado final, que é a produção dos vegetais e ovos”, concluiu o diretor, Paulo Marcelo Fernandes.