CASA Rio Pardo promove aula inédita de Kangoo Jump

Iniciativa partiu de profissional de educação física; ação celebra também o Dia do Desafio, que acontece em 26/05

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Rio Pardo (DRN) participaram nesta quinta-feira (13/05) de uma aula inaugural de Kangoo Jump, ministrada pela profissional de educação física do centro, Yara Zelesnikar.

A iniciativa, inédita nos centros socioeducativos do Estado de São Paulo, partiu da própria profissional de educação física. Ao logo de oito anos, Yara foi adquirindo os equipamentos com recursos próprios após tentar buscar, sem sucesso, parcerias com empresas e patrocinadores para viabilizar o projeto.

Para a profissional, a realização dessa primeira aula foi um marco em sua carreira. “É indescritível a alegria de poder possibilitar para os adolescentes o primeiro contato com essa modalidade. Mais ainda estando o mês de maio, quando várias cidades mobilizam sua população para participar do Dia do Desafio, que fala justamente sobre os benefícios da atividade física”, comentou.

Para os adolescentes, a aula proporcionada por Yara também foi um momento muito importante, pois alguns nunca tiveram contato com esse equipamento. “Foi uma descoberta para eles. Alguns vem de um contexto socioeconômico muito restrito, onde o Kangoo é coisa de ‘televisão’ ou de ‘cinema’”, comentou a profissional de educação física.

Além dos jovens, os servidores também puderam participar da aula. Segundo a agente educacional, Kelly Leiko Takata, a atividade foi muito diferente e divertida. “Nunca havia feito uma aula dessa. No início foi mais complicado de se equilibrar, mas com as instruções da professora ficou mais fácil de aprender e os saltos surgiram naturalmente”, comentou.

O coordenador pedagógico do centro, André Luis Machado Mazzo, comenta que a atividade passará a ser da rotina do centro. “É uma forma de trazer para eles uma atividade diferenciada que trabalha o corpo e a mente”, disse.

Para o diretor do CASA, Paulo Marcelo Fernandes, a nova oficina é um ganho geral para todos no centro. “Representa um avanço na forma de trabalhar a socioeducação por meio da educação física”.

O Kangoo Jump é praticado com o auxílio de uma espécie de bota, parecida com as utilizadas em patins. Porém, ao invés das rodinhas, ela conta com um sistema de amortecimento. Esse sistema transmite a mesma sensação e permite saltos parecidos com os dos cangurus, por isso ganhou o nome de Kangoo Jump.

Antes do Kangoo, Yara já havia inserido as aulas de Jump, em que se utiliza uma mini-cama elástica, na rotina de atividades de educação física dos jovens.