CASA Rio Dourado, de Lins, vence XVIII Copa CASA de Futebol

Presidente da Fundação CASA, representante da Federação Paulista de Futebol e tricampeão mundial Zé Maria entregaram premiações

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Rio Dourado, em Lins, estão em êxtase com a conquista da XVIII Copa CASA de Futebol, o campeonato de futebol promovido pela Fundação CASA. Os jovens venceram a edição de 2023 após superar a equipe do CASA São Carlos por 8 a 1, no Estádio Municipal de Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo, nesta quinta-feira (02).

O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o diretor de Competições da Federação Paulista de Futebol (FPF), Fabio Moraes, e o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria, acompanharam as partidas e entregaram os troféus e medalhas para os três primeiros colocados, além dos prêmios de goleiro menos vazado e artilheiro.

Na disputa do terceiro lugar, o time do CASA Santo André II ganhou da equipe do CASA Tamoios, de São José dos Campos, por 5 a 0. A equipe de Lins ainda levou os prêmios de goleiro menos vazado e artilheiro, com quatro gols. As partidas foram apitadas por árbitros oficiais da FPF, que também concedeu as premiações.

“O futebol é um esporte que os adolescentes gostam muito e auxilia na autoestima e ressocialização deles”, disse o presidente da Fundação CASA na cerimônia de premiação. “Agradeço a todos os parceiros institucionais, mas deixo um agradecimento especial para os servidores, pois não é fácil organizar um evento dessa magnitude e sei o quanto se dedicaram em realizar”, acrescentou João Veríssimo.

“O trabalho e a cooperação dos servidores são muito importantes para que o evento aconteça”, avaliou Zé Maria. “Os adolescentes deram um exemplo desportivo mais uma vez, com comportamento, disciplina e qualidade do futebol apresentado”, completou o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira.

Após a conquista do título e recebimento da premiação, o treinador do CASA Rio Dourado, o profissional de Educação Física Sandro Pereira Biscola, durante conversa em grupo com os jovens, destacou a garra, empenho e solidariedade que eles tiveram entre si, demonstrando o espírito de equipe para se alcançar o objetivo, sem desistir, mesmo na adversidade.

“Sempre falo para vocês: o suor, a vontade, o esforço, a abdicação, tudo o que fizeram aqui (na Copa CASA) neste ano e no ano passado, se fizerem dez por cento disso na vida lá fora, vocês vencerão na vida, pois só depende de vocês”, afirmou o profissional de Educação Física para os adolescentes.

Em 2022, a equipe de Lins foi vice-campeão da 17ª edição da Copa CASA de Futebol.

Sobre a Copa CASA

A XVIII Copa CASA de Futebol mobilizou cerca de mil adolescentes internados em 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se dividiu em duas fases: regional e estadual.

Na fase regional, os times locais jogaram entre si e o vencedor dessa etapa seguiu para a fase estadual. Foram selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdividiu em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputaram as quatro vagas para a final, que contou com o apoio da Federação Paulista de Futebol.

A Instituição promove o evento, anualmente, desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve a competição.

As partidas aconteceram em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes. Muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas, como jogadores de futebol.