CASA Rio Dourado conquista última vaga do estadual do Torneio de Voleibol da Fundação CASA

Em jogo com direito a set de 30 pontos, equipe da cidade de Lins superou o time do CASA Três Rios, de Iaras

Em uma partida acirrada e equilibrada, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Rio Dourado, em Lins, venceram por 3 sets a 2 a equipe de jovens internados no CASA Três Rios, em Iaras, e conquistaram a última das quatro vagas para a fase estadual do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA.

O jogo aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) no Ginásio de Esportes Darcy César Improta, no município de Bauru, pela etapa classificatória.

As equipes se alternaram no placar – 20 a 25, 23 a 25 e 14 a 25, chegando ao final do quarto set numa disputa de 30 a 28 pontos para o CASA Três Rios, representante da Divisão Regional Sudoeste (DRS), que empatou a partida. No set desempate, o tie break, a equipe do CASA Rio Dourado, representante da Divisão Regional Oeste (DRO) venceu por 15 a 06.

Nas partidas da fase classificatória, os adolescentes em internação disputam jogos em que vence a equipe que marcar três de cinco sets, de 25 pontos cada (ou até atingir a diferença de dois pontos no placar) – com exceção para o tie break, de 15 pontos.

As semifinais agora estão completas. Os outros três classificados são a equipes dos CASAs Jacareí, representante da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP); Santo André I, da Divisão Regional Litoral (DRL); e Sertãozinho, da Divisão Regional Norte (DRN).

Os jogos da fase estadual ocorrem na próxima quarta-feira (29), na quadra do Sesc de Jundiaí. Além da categoria masculina, também jogam quatro centros femininos do Estado.

“Mais do que difundir a modalidade ou mesmo avaliar possíveis talentos para o esporte, o Torneio de Vôlei incentiva os adolescentes a desenvolver habilidades, competências e valores que, às vezes, eles e elas nem percebiam em si”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Sobre o Torneio

Cerca de 800 adolescentes em medida socioeducativa de internação em 80 centros socioeducativos no Estado de São Paulo, de ambos os sexos, participam do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA. Trata-se da primeira edição do campeonato após a decretação da pandemia da Covid-19 – a última ocorreu em 2019.

A disputa masculina é dividida em três etapas: a regional, em que os times dos centros socioeducativos de cada uma das oito divisões regionais disputam a vaga representativa; a classificatória, em que, entre os oito classificados, saem os quatro representantes para a fase estadual; e a estadual, na qual os quatro semifinalistas da categoria masculina jogam as partidas semifinais e finais.

Já na categoria feminina, as equipes vão direto para a fase final, uma vez que a Fundação CASA possui quatro centros socioeducativos no Estado destinados à internação delas.