CASA Ribeirão Preto realiza concurso de graffiti

Projeto teve como um de seus objetivos realizar a revitalização e decoração das paredes do refeitório do centro socioeducativo

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Ribeirão Preto (DRN) participaram recentemente do Projeto “Civilidade nas Ruas – Sustentabilidade”, que teve como um de seus objetivos realizar um concurso de desenhos para serem graffitados nas paredes do refeitório do centro.

A ideia do projeto partiu da professora de história do ensino formal, Giany Amary de Alencastro Pereira, que pensou em uma forma lúdica para os jovens absorverem o tema do projeto. “Aproveitamos para unir a arte, a sustentabilidade e a iniciativa de eles próprios aprenderem a cuidar da conservação, limpeza e revitalização dos locais públicos, ressaltando o senso de cidadania e de reinserção na sociedade ”, comentou.

Para se prepararem para o concurso, os jovens participaram de uma palestra online com a arquiteta, Patricia Caliento Paiva, que falou um pouco sobre a influência das cores no ambiente.

Na sequência, os adolescentes então passaram para a parte criativa, onde elaboraram os desenhos. Um dos desafios propostos para eles foi que a ilustração trouxesse a ideia da sustentabilidade integrada com a cidadania.

As quatro melhores criações foram escolhidas por meio de um júri, formado por servidores da Fundação e adolescentes.

Após a finalização dessa etapa, os desenhos foram então transferidos para as paredes do refeitório, utilizando materiais de pintura doados por amigos do centro e por lojas de material de construção da cidade.

De acordo com coordenador pedagógico do CASA, Rogério José da Silva, a ação foi muito bem recebida pelos jovens. “Um dos adolescentes comentou, inclusive, que gostou da ideia de mudar o visual do local e deixar o ambiente mais agradável e alegre”, comentou.

A ação foi tão positiva que o projeto pode ser replicado em outros centros da Divisão Regional, como explica diretor regional, Reinaldo Almazan. “Esta é uma oportunidade interessante para os adolescentes, pois os incentiva a pensar em suas experiências e potencialidades no meio externo. Por ter esse caráter especial, existe a possibilidade de replicar o projeto para outros CASAs da DRN”, concluiu.