CASA Ribeirão Preto promove competição de “Cubo Mágico”

Atividade teve início com uma oficina sobre o puzzle, que é um dos jogos mais vendidos do mundo

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Ribeirão Preto estão participando de uma competição envolvendo a resolução de “Cubo Mágico”.

O puzzle (como são chamados jogos que envolvem o raciocínio lógico para a resolução de enigmas) que também é conhecido como Cubo de Rubik, foi criado pelo professor de arquitetura húngaro, Erno Rubik, em 1974, e é um dos brinquedos mais vendidos no mundo todo.

A atividade foi idealizada pelo coordenador pedagógico do CASA, Rogério José da Silva, que iniciou uma oficina mostrando para os jovens o cubo com as faces todas embaralhadas. Na sequência, ele pergunta aos adolescentes quem já havia tentado e desistido de remontar o cubo de acordo com as cores correspondentes.

O coordenador mostra então como, em apenas dois minutos, é possível deixar todas as faces com as mesmas cores e explica para os adolescentes como o cubo funciona. “Começo então a explicar o passo a passo, individualmente, para cada adolescente. Após aproximadamente uma semana de treinos, os primeiros já começam a montar. A felicidade deles quando conseguem que resolver o cubo pela primeira vez é indescritível”, comenta o coordenador pedagógico.

Ele destaca que com o passar do tempo, vários jovens conseguiram dominar a técnica, a ponto de ele conseguir organizar o campeonato. “Fizemos um campeonato baseado no menor tempo de resolução. O objetivo em si não foi reconhecer o melhor, mas que com dedicação e persistência, aquilo que parecia impossível, se torna possível, mas tão possível ao ponto de poder ensinar outras pessoas”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP