CASA Ouro Preto conscientiza sobre o Novembro Azul

Adolescentes aprenderam sobre as características do câncer de próstata e como se prevenir

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Ouro Preto, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, aprenderam sobre a saúde masculina e os cuidados para prevenir o câncer de próstata, utilizando como mote para a discussão o Novembro Azul, iniciativa mundial que procura conscientizar sobre a doença.

Com o apoio da professora de Língua Portuguesa Sirlene do Carmo Pereira, da escola vinculadora, a E.E. Professora Florinda Cardoso, os adolescentes assistiram a um vídeo explicativo do médico urologista Wagner Raiter, sanaram dúvidas e ainda elaboraram painel e uma árvore temática, para disseminar o tema também junto aos familiares durante as visitas presenciais.

Os jovens conheceram como se caracteriza a doença, os sinais, sintomas, a forma de diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento necessários. Foi uma combinação de aula teórica com atividade prática para os jovens que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, além de roda de conversa.

O médico, formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é especialista Administração Médica de Consultório pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

O Novembro Azul é uma iniciativa internacional, surgida na Austrália em 2003, que visa a sensibilizar e conscientizar os homens sobre a prevenção e os cuidados com a própria saúde, em especial para prevenir o câncer de próstata.

No Brasil, a data foi celebrada pela primeira vez em 2008. A escolha deste mês ocorreu por ser celebrado o Dia de Mundial de Combate ao Câncer de Próstata em 17 de novembro.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP