CASA Osasco II vai ao Museu da Língua Portuguesa
Dois jovens autores do projeto “Meu Primeiro Livro” tiveram encontro profundo com o idioma oficial do Brasil
Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco II, na Região Metropolitana de São Paulo, e que participaram do projeto “Meu Primeiro Livro” visitaram na última quinta-feira (26) o Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista.
Durante duas horas de visitação guiada por uma educadora do Museu, os jovens conheceram de forma mais aprofundada o idioma oficial do Brasil, falado por mais de 260 milhões de pessoas no mundo, com seus sotaques e especificidades, além de ter sido o meio para se expressarem em livro.
“Buscamos ampliar o conhecimento, a aprendizagem e as descobertas deles, propiciando o contato com a arte e a cultura por meio do patrimônio linguístico para que conheçam as variedades e diferenças regionais, celebrando como elemento fundamental de um povo”, explica o diretor do CASA, Thiago Ovigli.
Os adolescentes observaram e interagiram com as obras e informações das exposições principal e temporária disponíveis nos três andares do Museu.
Tiveram contato, por exemplo, com o acesso pelo edifício histórico na Estação da Luz, construída em 1901; as exposições as Línguas do Mundo, com as sonoridades de 23 idiomas falados no planeta; os Laços de Família, com a árvore genealógica do Português; e o Beco das Palavras, em que, por meio de jogo interativo, o visitante descobre a etimologia (a origem) das palavras.
Também participaram da atividade com os jovens do CASA Osasco II o agente educacional Antônio Barbosa Neto, além dos agentes de apoio socioeducativo José Eduardo de Oliveira e Wagner Cabral.
A visitação guiada gratuita é resultado de uma parceria entre a área educativa do Museu da Língua Portuguesa e a Gerência de Arte e Cultura e Educação Profissional (Gacep) da Fundação CASA.
Primeiro Livro
O Projeto Primeiro Livro ocorreu ao longo do segundo semestre de 2022, em que 11 adolescentes em internação no CASA Osasco II e Chiquinha Gonzaga, da cidade de São Paulo, elaboraram um livro com histórias e ilustrações, realizadas a partir de oficinas com profissionais da Associação Pedagógica Primeiro Livro, com apoio dos agentes educacionais dos centros socioeducativos.
Dos dois jovens em internação no CASA Osasco II remanescentes do Projeto, que visitaram o Museu da Língua Portuguesa, a publicação contou com uma ilustração em mangá e um texto em formato de relato pessoal sobre a trajetória longe da mãe, passando pelo abrigamento até chegar à Fundação CASA.
O lançamento da obra ocorreu em dezembro do ano passado na Pinacoteca, na capital paulista, com direito a roda de conversa e autógrafos nos exemplares.