CASA Osasco II tem Dia das Mães com autocuidado

Mães, irmãs e avós passaram por sessões de beleza com voluntárias do Instituto Ana Hickmann em ação promovida pelo Projeto Base

 

A celebração do Dia das Mães no CASA Osasco II, na cidade da Região Metropolitana de São Paulo, foi um dia marcado por emoção e autocuidado para as 25 mães, irmãs e avós de adolescentes em internação durante a visita semanal no último sábado (11/05), véspera da data comemorativa oficial. A maioria delas vive nos municípios do Oeste da Região Metropolitana, nas cidades de Osasco, Carapicuíba, Embu das Artes e Taboão da Serra.

Além de receber os presentes elaborados pelos jovens em homenagem a elas, as mulheres contaram com seções de beleza, numa ação de promoção do autocuidado e do empoderamento feminino realizada pelo Projeto Base, com apoio de voluntárias da unidade local do Instituto Ana Hickmann. O Projeto Base é uma organização não-governamental que promove educação e saúde mental para crianças, adolescentes e adultos moradores das favelas de Osasco.

Durante cerca de três horas, as mães, irmãs e avós compartilharam momentos de diálogo e carinho com os adolescentes e, numa sala à parte organizada pela equipe do centro de atendimento, passaram por cuidados de esmaltação das unhas, escova e penteado dos cabelos e design de sobrancelhas.

“Mais do que homenagear a maternidade, seja ela exercida pelas mães ou pelas irmãs e avós que atuam nesse papel, se buscou promover a valorização da mulher por meio da sua autoestima, ressaltando a importância do autocuidado em meio às responsabilidades do cotidiano”, explicou a coordenadora pedagógica do CASA Osasco II, Liliane Cruz. “Elas ficaram tão emocionadas com a ação que uma chegou a nos confidenciar que já havia esquecido como é ser vaidosa.”

As mães levaram para casa um pouco do amor de seus filhos, de sangue ou afetivos, representados em flores feitas em EVA, um jornal com mensagem cuidadosamente embrulhado com fita e cartões personalizados, assim como a memória da decoração comemorativa feita no centro de atendimento, com cartazes e painéis que ressaltavam qualidades como “zelo”, “dedicação”, “proteção” e “afeto”.

A decoração e os presentes foram elaborados pelos adolescentes entre os dias 06 e 10 de maio, durante as aulas da educação escolar, com os professores da escola vinculadora, a E.E. Professor Oguiomar Rugferi, e acompanhados pelo agente educacional Antônio Barbosa.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP