CASA Ônix discute Novembro Azul
Adolescentes participaram de semana de atividades de conscientização sobre prevenção ao câncer de próstata
Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Ônix (antigo CASA Belém), no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, participaram de uma semana de atividades pedagógicas de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul.
Divididos nos dois módulos, os jovens discutiram as características da doença, os sintomas, as formas de manifestação e os cuidados preventivos em oficinas com o profissional de Educação Física Thiago Ovigli, cada qual com uma hora e meia de duração. Os bate-papos e atividades práticas aconteceram na semana anterior ao primeiro turno das eleições municipais.
“Como os rapazes possuem uma relação mais próxima com o profissional de Educação Física, foi uma estratégia que ele abordasse a temática com eles, apontando a importância de realizar exame preventivo e de se deixar o preconceito de lado”, conta a coordenadora pedagógica do CASA Ônix, Andréa Ramires Mariano.
Na prática, um grupo de seis adolescentes elaboraram cartazes informativos, além de reproduzir o símbolo da campanha do Novembro Azul – o laço azul – com tampas de garrafa.
Os conteúdos ficaram expostos na área técnica do centro socioeducativo, acessível ao olhar os familiares, que puderam conferir durante a retomada das visitas presenciais, já ocorridas nos dias 14 e 21 de novembro.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer se próstata é o segundo tipo que mais acomete homens no Brasil, logo após o câncer de pele não-melanoma.