CASA Nova Vida vai ao Museu da Imagem e do Som

Aos 19 anos, jovem conhece pela primeira vez um museu em visita monitorada à exposição “Arte é Bom”

 

Kevin (nome fictício), de 19 anos, é um jovem morador da capital paulista que hoje cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Nova Vida, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo. Embora a cidade possua dezenas de espaços dedicados à arte e à memória, só na última sexta-feira (13), pela primeira vez na vida, o jovem entrou em um museu.

Em visita monitorada ao Museu da Imagem e do Som (MIS), na zona Sul da capital, Kevin mergulhou, no sentido figurado, na exposição “Arte é Bom”, com curadoria de Daniela Thomas e Têra Queiroz. A mostra trouxe instalações, objetos manipuláveis, atividades imersivas e vídeos de diversos artistas contemporâneos, além de referências da arte como Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Durante uma hora e meia, o jovem ainda conferiu outras duas mostras secundárias disponíveis no Museu: “MIS em Cena – Grandes Personalidades Negras”, uma homenagem a 81 personalidades negras que marcaram a história brasileira, e “Nova Fotografia 2022”, uma seleção de trabalhos fotográficos de artistas promissores.

Kevin, que é interessado em arte e cultura, aproveitou a presença do educador do MIS na visita monitorada para sanar várias dúvidas. “Ele lê muito, busca informações além do que é proposto e compõe várias músicas”, descreveu a coordenadora pedagógica do CASA Nova Vida, Cassia Machado Theodoro.

Na atividade educativa, o jovem foi acompanhado do agente de apoio socioeducativo Luís Tierno e da profissional de Educação Física Andreia Abiscula, ambos do CASA Nova Vida.

A visitação ao MIS resulta de uma parceria entre o setor educativo do Museu e a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (Gacep) da Fundação CASA.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP