CASA Nelson Mandela realiza debate sobre “Masculinidade Tóxica”

Ação foi realizada durante oficina de Direitos Humanos

 

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Nelson Mandela, em Bauru, participaram recentemente de uma reflexão sobre o tema “Masculinidade Tóxica”.

O debate sobre o tema foi parte da oficina sobre Direitos Humanos e teve início com a pergunta “O que é ser homem?”.

Os adolescentes foram então respondendo o que cada um achava, descrevendo práticas, comportamentos e atitudes que são atribuídos à figura “masculina”.

Na sequência, foi realizada a contextualização desses pensamentos e foram explicados para os jovens os conceitos como masculinidade, comportamentos tóxicos, machismo e feminismo.

Na sequência, foi exibido trechos de alguns vídeos que abordam esse assunto, como “O que é masculinidade tóxica – desenhando”, um trecho do filme “Sentindo na pele”, “ONU Mulheres – Igualdade” e “Vida Maria”.

Por fim, a cada vídeo exibido, os jovens também debateram subtemas da conversa, como identidade de gênero, orientação afetiva-sexual, sexo biológico e expressão de gênero.

De acordo com a encarregada técnica do CASA, Eliza Massafera, o debate foi muito positivo. “O grupo manteve uma participação qualitativa, demonstrando interesse na temática através de perguntas pertinentes e colocações acerca dos assuntos abordados”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP