CASA Nelson Mandela promove workshop sobre bem-estar animal

Ação realizada com os adolescentes em medida socioeducativa no centro conscientizou sobre o tema e promoveu atividade terapêutica com a visita de cãezinhos de companhia

 

 Como forma de ressaltar a importância do bem-estar animal, conscientizar sobre os maus-tratos e proporcionar momentos de descontração e aprendizado, o centro da Fundação CASA Nelson Mandela (DRS), localizado em Bauru, promoveu recentemente o workshop “Cão Amigo da Fundação CASA”, que contou com a visita de cinco cãezinhos ao centro.

A ação foi idealizada pela agente educacional, Evelyn Cristina de Paula Avelino, e pelo enfermeiro do centro, Edgar da Silva Pedro, que também é criador especializado de cães das raças Cavalier King Charles e Spitz Alemão, popularmente conhecida como Lulu da Pomerânia.

Durante o projeto, os adolescentes do centro foram divididos em turmas de 15 participantes cada.

Foi realizada uma roda de conversa, que debateu assuntos como o combate aos maus tratos, campanhas em prol do bem-estar animal, como o “Abril Laranja”, a questão da importância dos animais estarem vacinados, cuidados diários que cães e gatos necessitam, alimentação e higiene dos pets.

Na sequência, os jovens foram convidados a interagirem com os cinco animais trazidos ao centro, sendo dois exemplares da raça Cavalier e três da raça Lulu.

Os cachorros foram previamente adestrados e habituados com esse tipo de contato, além de terem vacinas e vermifugação em dia.

Como explica a encarregada de área técnica do CASA, Eliza Massafera, a interação gerou um efeito muito positivo nos adolescentes. “Nosso setor pedagógico e de saúde baseou o projeto em ações educacionais que provaram o efeito terapêutico dos animais no desenvolvimento de adolescentes e jovens. Por isso, decidimos aproveitar a questão o bem-estar animal para aliar as duas experiências”, comentou.

Ela destaca ainda que os jovens aprovaram o projeto. “Por estarem restritos de liberdade, muitos viram como os animais de casa fazem falta em seu cotidiano. A visita dos cãezinhos trouxe um aconchego em um momento como a pandemia, onde cada vez mais vemos a importância dos pets como animais de suporte emocional”, concluiu.

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP