CASA Nelson Mandela promove gincana sobre o Maio Amarelo

Ação envolveu atividades variadas, com destaque para uma simulação do trânsito cotidiano utilizando bicicletas

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Bauru, CASA Nelson Mandela (DRS), participaram recentemente de uma ação sobre segurança no trânsito realizada em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural e Municipal de Bauru (EMDURB).

A iniciativa abordou o tema “Respeito e responsabilidade – pratique no trânsito” e foi desenvolvida com foco no Movimento Maio Amarelo, campanha mundial que conscientiza a população sobre importância de prevenir acidentes e reduzir o índice de mortes e feridos no trânsito.

Na data, os jovens participaram de uma gincana educativa de integração, onde houve uma série de atividades. O destaque ficou por conta da simulação do trânsito cotidiano, utilizando um tapete no formato de pista, bicicletas, placas, cones, além de materiais impressos e a da palestra com o chefe de trânsito da EMDURB.

Além dos adolescentes, a iniciativa também foi trabalhada com os servidores do CASA, como forma de conscientizar ainda mais pessoas sobre o Maio Amarelo.

De acordo com a encarregada de área técnica, Eliza Massafera, as equipes do centro vem trabalhando a campanha durante todo o mês. “O setor pedagógico, coordenado pelo Edison de Oliveira, já está trabalhando esse assunto com os jovens. O objetivo é gerar uma reflexão, por exemplo, sobre a utilização das passarelas, das faixas elevadas e das faixas de pedestres, e ensinar sobre as sinalizações e os cuidados com os vulneráveis no trânsito, que são pedestres, ciclistas e motociclistas, e destacando a responsabilidade de que o trânsito seguro é construído através do respeito mútuo”, concluiu.