CASA Mário Covas recebe atletas do futebol de cegos

Dois atletas da base da Seleção Brasileira contaram suas histórias e proporcionaram vivência com jovens

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, conheceram nesta terça-feira (1º) as histórias de vida de dois atletas de base da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos e vivenciaram a prática do esporte.

Os jogadores Marco Antônio Batista e Anael de Sousa Oliveira, com idades entre 17 e 18 anos, contaram que ambos ficaram cegos devido a enfermidades na infância e, por meio de amigos, conheceram o futebol de cegos e, depois, chegaram à base da Seleção Brasileira. O também atleta Alexsandro Correia de Lima, conhecido como Bigu, participou da vivência.

Durante cerca de duas horas, os atletas explicaram a modalidade esportiva, o funcionamento do jogo, as regras e as técnicas que o regem. Eles também auxiliaram adolescentes e servidores a experimentar a modalidade: com os olhos vendados, aprenderam a chutar a bola com guizo e até fizeram uma pequena partida.

“Foi uma experiência incrível!”, resumiu a coordenadora pedagógica do CASA, Jéssica Cinel. A profissional ainda destacou a perseverança dos atletas na modalidade, além dos título alcançados.

Os jogadores visitantes foram campeões no Desafio das Américas, ocorrido em setembro no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, assim como conquistaram a medalha de ouro no The Blind Football World Grand Prix 2022, ocorrido na França no mesmo mês. Trata-se do maior torneio anual da modalidade de futebol de cegos preparatório para as Paraolimpíadas em 2024, que será em Paris.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP