CASA Mário Covas realiza formatura

Adolescentes receberam certificados de conclusão dos cursos de educação profissional e de etapas do ensino

 

Tudo como manda a tradição: abertura com agradecimentos aos familiares e servidores, cessão de homenagens, entrega de certificados e valsa com um membro da família. Assim foi a cerimônia de formatura para 25 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, ocorrida na última quinta-feira (1º).

No evento foram entregues os certificados de conclusão dos cursos de educação profissional básica em pequenos reparos e recepção e organização de eventos, ministrados por educadores da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), parceira executiva da Fundação CASA. Sete jovens ainda receberam certificados simbólicos pela conclusão de etapa de ensino – três do Ensino Médio e quatro do Ensino Fundamental.

Outros 11 adolescentes que frequentam a oficina de psicodrama ministrada voluntariamente por educadores da Associação Águia, no Projeto Águia – Quebrando Correntes, também receberam seus certificados simbólicos. A Associação colabora no encaminhamento dos jovens que participam da oficina para o mercado de trabalho após a desinternação.

Ainda houve a entrega dos certificados simbólicos para os jovens que participam da oficina de inglês ministrada pelo agente educacional Djohon Canuto duas vezes por semana desde o início deste ano.

A cerimônia durou cerca de três horas e contou com a participação de até dois familiares de cada adolescente. Os adolescentes do curso de recepção e organização de eventos foram responsáveis por montar a cerimônia e executá-la, sob orientação da coordenadora pedagógica, Jéssica Cinel. A decoração foi cedida por uma voluntária.

Durante o rito, houve entrega de homenagem aos servidores representantes de cada setor do CASA – segurança, psicossocial, pedagógico e gestão –, da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) – das áreas de saúde, psicoterapia e supervisão – além de membros da Associação Águia e da FAT, e de professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Florinda Cardoso. Veja a relação de homenageados ao final.

Após a entrega dos certificados, cada adolescente tirou um familiar para dançar a valsa da formatura. “Servidoras do CASA dançaram a valsa com os jovens que não tinham alguém da família presente, por antes da internação viver em abrigo, para não se sentirem excluídos”, explica a coordenadora pedagógica. “Foi tudo emocionante.”

Colação

A celebração simbólica da colação de grau também esteve presente no jantar que a Associação Águia promoveu na última terça-feira (30/11), em São Paulo, para fazer a entrega do diploma de conclusão do curso tecnológico em Radiologia, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), para o jovem Thiago (nome fictício), de 21 anos, egresso da Fundação CASA.

O jovem, com múltiplas passagens, cumpriu medida socioeducativa pela última vez no CASA Belém, no Complexo da Vila Maria, onde teve contato com a oficina de psicodrama da Associação.

Depois da desinternação, a equipe da Associação o procurou para possivelmente inseri-lo no mercado de trabalho e acabou contemplado com o apadrinhamento de um voluntário que custeou seus estudos na Universidade e em cursos extracurriculares.

No final de 2021, o jovem concluiu o curso. Devido à pandemia de Covid-19, Thiago não teve cerimônia de formatura. Hoje trabalha como barbeiro, busca inserção no mercado de trabalho na área de formação e atua como voluntário na Associação Águia.

 

Homenageados:

Do CASA Governador Mário Covas

Segurança: Celso Luiz Lazaro, agente de apoio socioeducativo

Pedagogia: Jéssica Cinel e Djohon Canuto

Psicossocial: Maria Helena de Souza e Danira Bueno de Souza

Gestão: Suellen Fabiana Arcanjo, encarregada administrativa

Da DRMNO

Psicoterapeutas: Adriana Santana e Maria de Lourdes Bersogli Paula

Supervisão: Marilza Bevilacqua

Saúde: Angela de Souza (enfermeira)

Associação Águia

Cally Magalhães (fundadora)

FAT

Jairo (educador)

Da escola vinculadora E.E. Professora Florinda Cardoso

Professores: Michael Rodrigo Garcia (Ciências), Regina Carregalo (Matemática), Elieci Helena de Andrade (Linguagens e Códigos), Rosangela Bem Haje (Ciências Humanas), Suellen Ferreira Santos (Educação Física) e Pamela Pereira da Silva (Especialista em Currículo).

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP