CASA Mário Covas discute câncer de mama
Em palestras do psicossocial, adolescentes aprenderam sobre cuidados preventivos e compartilharam suas histórias familiares
Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Governador Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, participaram de palestras com profissionais do psicossocial do centro socioeducativo sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Dois jovens contaram as histórias de luta de suas mães contra a doença. A iniciativa foi uma alusão à campanha Outubro Rosa.
Em duas turmas, ao longo da segunda quinzena de outubro, os psicólogos Eleni Hurtado Goes, Vilma Aparecida dos Santos e Antonio Feliciano da Mata, além da assistente social Maria Helena de Souza, conversaram com os jovens sobre as características da doença, que acomete mulheres e homens; os sintomas; a forma de diagnóstico; e a importância de realizar exames preventivos, o que inclui o autoexame das mamas.
Durante palestras, com cerca de uma hora cada, dois adolescentes que moram na capital paulista contaram as experiências que as mães tiveram com a doença.
A mãe de Igor (nome fictício), de 18 anos, teve o câncer de mama diagnosticado e fez cirurgia, em 2019, para a retirada da mama afetada. Ela fez tratamento quimioterápico e hoje encontra-se em fase de remissão.
Já a mãe de Iuri (nome fictício), de 17 anos, obteve o diagnóstico positivo para a doença e hoje está em fase de tratamento, após fazer cirurgia para retirada.
“Os rapazes se sentiram à vontade em compartilhar suas histórias. Os adolescentes ouviram atentos e respeitaram cada experiência”, avaliou a encarregada técnica do CASA, Cibele da Silva Gonçalves.
Além do diálogo durante a palestra, os profissionais do psicossocial também afixaram cartazes informativos no espaço de convivência dos adolescentes.