CASA Lorena vence regional do Torneio de Futsal da Fundação CASA

A equipe representa a região do Vale do Paraíba na etapa estadual; vitória foi sobre a equipe do CASA Guayí, de Guarulhos, por 5 a 4

A região do Vale do Paraíba conheceu nesta quinta-feira (11) o time representante na etapa estadual do X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA, campeonato que envolve adolescentes em medida socioeducativa de internação. A equipe do CASA Lorena venceu a final contra o time do CASA Guayí, de Guarulhos, por 5 a 4, e garantiu a vaga destinada à Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP).

Em terceiro lugar ficou o time do CASA Arujá, que superou, por 6 a 1, a equipe do CASA Guarulhos. As partidas aconteceram no Centro Esportivo Vale do Sol, em São José dos Campos. A DRVP é uma das oito divisões regionais da Instituição, responsável pela supervisão dos centros socioeducativos localizados na região do Vale.

Ao todo, 64 adolescentes internados em oito centros de atendimento da Fundação CASA na região do Vale do Paraíba jogaram na etapa regional do Torneio. Ainda foram representadas as equipes dos CASAs Jacareí; Taubaté; Atibaia e Caraguatatuba.

Depois de mais de um ano e meio da decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Torneio é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada, com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

“A retomada foi um passo importantíssimo que demos na continuidade da execução da medida durante a pandemia, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o direito desses jovens à convivência comunitária, o que precisou ficar restrito durante o período mais difícil da doença”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

A etapa da DRVP começou na última segunda-feira (08). Divididos em dois grupos, com quatro equipes em cada, todos os times jogaram entre si, em partidas com 15 minutos de duração. A classificação dos quatro finalistas foi pelo sistema de pontos.

A realização da etapa regional da DRVP contou com suporte da estrutura do município de São José dos Campos.

Já estão classificados para a etapa estadual os times dos CASAs Ônix, da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO); Juquiá, da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE); Laranjeiras, da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); e Praia Grande I, da Divisão Regional Litoral (DRL).

O Torneio Estadual

A 10ª edição do Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo.

O campeonato se divide em três fases: a regional, em que cada divisão regional da Instituição seleciona seu representante; a classificatória, quando todos os representantes regionais disputam, já em âmbito estadual, as quatro vagas para a final; e as finais, em que as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final do Torneio.

A final do Torneio, que reúne os quatro times mais bem classificados, acontece no dia 30 de novembro, no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.

A etapa estadual do X Torneio de Futsal é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.