CASA João Paulo II realiza Júri Simulado baseado em livro utilizado no estudo de direito

Atividade foi realizada na Câmara Municipal de Cerqueira César e foi baseada no livro “O Caso dos Exploradores de Caverna” do jurista britânico Lon L. Fuller

Um grupo de jovens que cumpre medida socioeducativa no CASA João Paulo II (DRS) localizado na cidade de Cerqueira César, e que são estudantes do terceiro ano do ensino médio, participaram de uma sessão de Júri Simulado, baseado em uma das obras clássicas utilizadas para o estudo do direito, o livro “O Caso dos Exploradores de Caverna” do jurista britânico Lon L. Fuller.

Para tornar o clima do júri ainda mais realista, os adolescentes realizam a sessão no espaço da Câmara Municipal de Cerqueira César.

A leitura do livro aconteceu por meio dos tablets, que foram incluídos na rotina escolar através do processo de inclusão digital realizado na Fundação CASA.

No local, a equipe do centro socioeducativo, juntamente com os próprios adolescentes, estabeleceu quem representaria os papeis de promotores, advogados, juiz, escrevente e jurados, construíram o júri e puderam vivenciar na prática o processo de um julgamento.

A ação, que teve como objetivo ampliar o tema “Direito”, debatido com os adolescentes nas disciplinas eletivas, foi fruto de uma parceria entre o CASA João Paulo II, a Escola-vinculadora José Leite e a Câmara Municipal de Cerqueira Cesar.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Camila Lajarin de Oliveira, a atividade foi bem-sucedida. “Ficamos todos surpresos como os adolescentes tiveram desenvoltura para estabelecerem seus argumentos e também muito felizes porque percebemos que eles passaram a tomar as decisões do júri de acordo com esses argumentos”, comentou.

O secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, destaca ainda a importância da inclusão tecnológica e da integração entre prática e teoria no cotidiano dos adolescentes. “São ações como essa que queremos incentivar e promover nas rotinas dos centros socioeducativos. Os educadores utilizaram todos os recursos e ferramentas que estavam disponíveis e desenvolveram uma ação ímpar”, concluiu.