CASA João Paulo II promove oficina sobre Machado de Assis

Centro utilizou como base acervo da Biblioteca Virtual da Secretaria da Cultura

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA João Paulo II (DRS), localizado na cidade de Cerqueira César, participaram recentemente de uma oficina de leitura sobre a vida e obra do escritor Machado de Assis.

A oficina, realizada com a orientação da pedagoga, Neide Israel, utilizou como base o acervo da Biblioteca Virtual da Secretaria da Cultura, além de exemplares de alguns livros físicos, disponíveis na biblioteca do centro socioeducativo.

Além dos famosos textos e livros, um dos conteúdos que mais despertaram a atenção dos adolescentes, foi a questão racial e os preconceitos que o autor sofreu.

A Oficina contou ainda com um encontro virtual sobre o autor, onde as jovens do CASA feminino Anita Garibaldi, também de Cerqueira César, conversaram com os adolescentes sobre as dificuldades que Machado de Assis enfrentou, quais suas obras mais famosas e compartilharam seus livros, poemas e personagens que mais gostavam do autor.

Por fim, os jovens desenvolveram livretos de anotações sobre o autor e presentearam as jovens do CASA feminino com um caderno de poesia.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Camila Lajarin de Oliveira, o projeto foi um sucesso. “Os jovens gostaram bastante da interação e pretendemos replicar o mesmo formato para quem vai participar de vestibulares e do Enem”, concluiu.