CASA João Paulo II ensina geometria usando espaço urbano de Cerqueira César como exemplo

Projeto foi desenvolvido com alunos do 1º ano do ensino médio

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA João Paulo II (DRS) e que cursam o 1º ano do Ensino Médio, participaram recentemente de um projeto que alia o ensino de geometria espacial ao conhecimento do espaço urbano da cidade de Cerqueira César, local onde o centro está localizado.

Por meio das aulas do “Projeto Calculando o Volume dos Sólidos Geométricos”, o professor de matemática, William Araújo, sugeriu que os adolescentes desenvolvessem maquetes com as formulas de cálculo dos volumes e a aparência de diferentes figuras tridimensionais, como cilindros, cones, cubos e paralelepípedos.

Na sequência, após desenvolverem esses itens, o professor trouxe então alguns exemplos de prédios e da arquitetura da cidade de Cerqueira César, como o Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, que possui formato de pirâmide, um dos sólidos utilizados para os estudos.

A ideia, segundo o educador, é mostrar como a matemática está presente no cotidiano.  “O Santuário, por exemplo, tem um alto valor histórico e cultural para a cidade, e foi uma forma de encontrei para inspirar os alunos”, comentou.

De acordo ainda com Araújo, a educação transforma vidas. “Este é o propósito que temos durante nossas aulas. Usar da educação e do aprendizado ao máximo, para que nossos jovens possam ter a oportunidade de seguirem um novo caminho”, concluiu.