CASA João do Pulo é o vencedor da 1ª Batalha de Games
CASAs Araçá (DRO) e Juquiá (DRMSE) completaram o pódio em, respectivamente, segundo e terceiros lugares
A equipe formada pelos jovens do CASA João do Pulo (DRMNO) foi a grande vencedora da primeira edição da Batalha de Games da Fundação CASA. O placar final ficou em 38 a 20.
Completam o pódio os CASAs Araçá (DRO), em 2º lugar, e Juquiá (DRMSE), em 3º lugar. Os três vencedores serão premiados com troféus e medalhas, que serão entregues para os adolescentes nos centros, por meio da GEFESP.
No total, participaram do evento nove centros da Fundação CASA, localizados na capital, região metropolitana e interior. Todos participam do Projeto Games, da Fundação CASA.
O sistema de disputa escolhido foi o formato de chaves e teve a organização comandada pela Gerência de Educação Física e Esportes (GEFESP) juntamente com o apoio da Divisão de Tecnologia (DTI) da Fundação CASA.
Na primeira etapa, realizada no dia 19/12, quando aconteceram cinco jogos, onde quatro semifinalistas foram selecionados. A segunda etapa aconteceu na última terça-feira (20/12) e a grande final foi agendada para 21/12.
Sobre o Projeto Games
Em continuidade ao processo de inclusão digital realizado com os jovens em medida socioeducativa na Fundação CASA, a Instituição implantou, no começo de 2022, um projeto dedicado especialmente aos jogos eletrônicos para computador, utilizando para isso o game online de estratégia e batalhas, League of Legends, mais conhecido como LoL.
A ação, chamada “Projeto Games”, foi criada e desenvolvida pela Gerência de Educação Física e Esporte da Fundação CASA juntamente com a Divisão de Tecnologia da Instituição.
O “Projeto Games” é realizado de forma extra-curricular com os adolescentes, após todas as atividades formais da Instituição, como a rotina escolar e de educação profissional básica. As oficinas são monitoradas pelos profissionais de educação física.
De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, os jogos online já fazem parte da realidade de muitos jovens e também promovem a inclusão social. “No jogo, por exemplo, os adolescentes trabalharão uma série de conhecimentos, por exemplo, pessoais e psicossociais, como aprender a lidar com a derrota ou a vitória, fair play, concentração, utilizar o raciocínio estratégico, o trabalho em equipe”, comentou.
Sobre o jogo League of Legends
Desenvolvido pela Riot Games e lançado em 2009, o jogo é ambientado em um mundo de magia, e consiste em batalhas entre duas equipes de cinco avatares cada, conhecidos dentro da plataforma como “Campeões”. Cada jogador pode escolher um dentre 140 tipos diferentes de Campeões para participar das batalhas.
Vence a equipe que criar a melhor estratégia para destruir a base inimiga, precisando, para isso, encarar mecanismos de defesa, como torres e inibidores, e escolhendo três tipos de rotas (trilhas) para ultrapassar uma zona neutra (chamada selva), cheia de oponentes e monstros.
Em 2016, a final do Circuito Brasileiro de LoL atraiu mais de 10 mil pessoas presencialmente ao Ginásio do Ibirapuera, para assistirem às partidas de suas equipes de eSports preferidas.