CASA Jacareí tem palestra com especialista em TI

Adolescentes conheceram a história do engenheiro de sistemas Heber Lopes, presidente da organização social MTAC

 

Os olhares atentos talvez traduzam a curiosidade dos 35 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, que assistiram na última sexta-feira (08) à palestra do engenheiro de sistema Heber Lopes, nascido no município. Ele hoje é presidente da More Technology Availability for the Community – MTAC (Mais Tecnologia Acessível à Comunidade, em tradução livre), uma organização da sociedade civil sediada em São José dos Campos.

Em cerca de duas horas e meia de palestra e bate-papo com os jovens, o engenheiro contou sua história de superação na vida – até chegar a presidir a MTAC –, quais inovações tecnológicas que a pandemia da Covid-19 trouxe e como está o mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI), especialmente da região do Vale do Paraíba.

Lopes nasceu em uma família humilde. Entre a infância e a adolescência perdeu os pais. A educação se tornou o meio para buscar uma vida melhor.

Graduou-se em Engenharia de Sistemas e atua profissionalmente na área de TI desde 1998. Criou soluções em projetos para grandes empresas, construiu a carreira no setor de Soluções de Produtividade e Gerenciamento de Projetos e foi premiado diversas vezes como Microsoft Most Valuable Professional (MVP), concedido por uma das maiores multinacionais de TI.

A MTAC é uma organização, fundada por ele em 2011, que procura fomentar o uso da inovação tecnológica como meio de reduzir as desigualdades sociais. “Os adolescentes ficaram encantados com a história de superação”, contou o diretor do CASA Jacareí, Douglas Araujo de Souza.

“Abrimos um diálogo para ajudar a expandir o horizonte dos nossos jovens. Estamos estudando a possibilidade de os adolescentes participarem de cursos on-line oferecidos pela organização social”, explicou Souza.

No centro socioeducativo já existe equipamento para atender: são cinco smart TVs, 35 tabletes e oito computadores do laboratório de informática conectados à internet. Agora é traçar e dar os próximos passos.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP