CASA Itaquera recebe doação de gibis do Instituto Mauricio de Sousa

Quase 260 exemplares agora fazem parte do acervo da biblioteca do centro socioeducativo

Monica, Magali, Cascão, Cebolinha, Chico Bento e tantas outras personagens da Turma da Monica, nas versões infantil e juvenil, chegaram para povoar de histórias, discussões sobre ética, inclusão e cidadania, a biblioteca e a imaginação dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Itaquera, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo.

A ação resulta de uma doação de 259 exemplares de gibis da Turma da Monica, feita pelo Instituto Mauricio de Sousa ao centro socioeducativo no mês de maio. Agora, os gibis integram o acervo de aproximadamente 2.900 livros e publicações da biblioteca local.

“A doação enriquece o acervo e estimula ainda mais a leitura dos adolescentes”, explica a pedagoga Doralice Aparecida da Silva, hoje responsável pelos cuidados e organização do acervo da biblioteca. “A cada 15 dias os jovens fazem a troca da leitura.”

A iniciativa veio a partir da ação da pedagoga, que contatou, no primeiro trimestre deste ano, o Instituto, por intermédio de uma funcionária local.

Depois de explicar a proposta de execução da medida socioeducativa e da importância que o uso dos gibis da Turma da Monica, criada pelo quadrinhista Mauricio de Sousa, tinha em parte das atividades pedagógicas, foi uma questão de tempo para o andamento interno do pedido e a concessão da doação.

Desde 1997, o Instituto Mauricio de Sousa desenvolve projetos, campanhas e ações sociais com o foco no desenvolvimento humano, na diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social e na criação de condições e oportunidades para que as futuras gerações realizem plenamente seu potencial como pessoas e cidadãos.