CASA Itaquera realiza arraial com cuidados contra a Covid-19

Em quatro turmas distintas, adolescentes e servidores celebraram as festas típicas com distanciamento e criatividade

Com doses de criatividade, distanciamento social e álcool em gel, adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, em São Paulo, e servidores realizaram um arraial, no final de junho, para celebrar as festividades juninas e julinas.

Para evitar aglomeração, o São João foi dividido em quatro turmas, com no máximo 15 adolescentes cada, em que confraternizaram e se divertiram em brincadeiras típicas, adaptada à nova realidade do distanciamento social e cuidados de higiene que a Covid-19 trouxe.

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA, Irwing Henrique Silva, a preparação começou no final de maio, com a elaboração da decoração pelos adolescentes – confecção de bandeirinhas, pipas, entre outros – e o envolvimento dos professores da escola vinculadora, com explanação de conteúdos sobre o contexto das festividades. “Foi uma animação contagiante”, avaliou.

A programação contou ainda com brincadeiras que respeitaram o distanciamento social, como tomba-lata, dardo, corrida do saco, dança da cadeira e corrida do ovo na colher – que, na versão do centro socioeducativo, foi com colher descartável e bolinha de pingue-pongue no lugar do ovo cozido.

Houve ainda dança em quadrilha, com improviso e distância entre os participantes e comandos a partir de cuidados de higiene, como “use o álcool em gel” e “coloque a máscara”.

“Cada um superou os próprios limites, dando o melhor de si nas apresentações de dança com toda a adequação que foi feita. Isso só nos motiva, enquanto profissionais, a novas atividades”, explicou a diretora do centro socioeducativo, Flávia Mangolin de Barros.