CASA Itaquera e CAIP Ruth Pistori comemoram Natal

Centros socioeducativos contaram com celebrações festiva e religiosa para marcar as festas de final de ano

De um lado, no CASA Itaquera, formatura da escola, entrega de certificação de cursos e músicas cantadas pelos adolescentes. Do outro, no CAIP Ruth Pistori, duas celebrações religiosas cristãs, de correntes distintas, com afeto e animação.

Em comum, os dois centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), localizados na cidade de São Paulo, celebraram o Natal e a chegada do Ano Novo nos últimos dias de dezembro.

No CASA Itaquera, a área coberta de convivência se transformou no ambiente de almoço de Natal entre adolescentes e seus familiares, além de um palco para a formatura dos adolescentes que concluíram etapas da educação escolar e os cursos de educação profissional básica do Senac São Paulo.

Um grupo de 12 adolescentes concluíram as etapas do Ensino Fundamental I (5 jovens), Ensino Fundamental II (6 jovens) e Ensino Médio (1 adolescente). Na cerimônia de formatura, alguns jovens cantaram, em coral, canções típicas da época festiva como “Oh Happy Day” (Oh, Dia Feliz, em tradução livre), de Edwin Hawkins, “Aquarela”, do compositor Toquinho, e “Vem Chegando o Natal”, da cantora Aline Barros. A cerimônia contou com homenagem aos professores, pais e servidores do CASA Itaquera.

Oito adolescentes que se formaram no curso de customização de camisetas e bonés desfilaram a produção aprendida e realizada ao longo do curso. Outros sete adolescentes, do curso de organização de eventos, também receberam seus certificados, além de terem colaborado diretamente em toda a organização do evento do final de ano.

PAR

Já no CASA Ruth Pistori, celebrações religiosas cristãs promovidas por diferentes parceiros do Programa de Assistência Religiosa (PAR) marcaram as festividades natalinas.

Da vertente católica, a missa de Natal foi celebrada pelo padre Luis Cláudio Braga, no dia 21 de dezembro, com organização da Pastoral do Menor. Na celebração, o padre lembrou o nascimento de Jesus Cristo e destacou o mistério do Natal para todas as adolescentes atendidas, assim como servidores.

No dia 23 de dezembro, foi a vez da celebração com a Banda Socioeducativo, da Igreja Universal, levou mensagens cristãs de fé e esperança, por meio da música. Uma jovem em internação provisória no CAIP Ruth Pistori também cantou. Todas ganharam chocotones.

Na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro, o palestrante Nelson de Oliveira, das Testemunhas de Joevá, refletiu sobre a importância da paz no ambiente familiar, na escola, na comunidade e no próprio centro socioeducativo.

“Foram momentos de introspecção, em que adolescentes e funcionários de todos os setores puderam refletir e agradecer pelo ano que se finda e renovar a esperança de um 2022 singular, com muita saúde e oportunidades”, avaliou a diretora do CAIP Ruth Pistori, Eunice Meni dos Santos.