CASA Irapuru II promove ações com foco no meio ambiente
Jovens participaram do desenvolvimento de sistema de compostagem e plantio de muda de fruta amazônica
Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Irapuru II (DRO) participaram recentemente de duas ações diferenciadas durante as oficinas do Projeto Horta.
O projeto é permanente no CASA e é desenvolvido com o apoio da agente educacional do CASA, Márcia Bandeira.
A primeira ação envolveu o desenvolvimento do sistema de compostagem. A técnica consiste na reciclagem de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e cascas de frutas, em húmus, que pode ser utilizado como fertilizante.
Durante a orientação, os jovens entenderam o funcionamento desse sistema e deram início a processo utilizando cascas de frutas.
A segunda ação foi o plantio de uma muda de Abieiro pelos jovens. A árvore, de origem amazônica, produz um fruto chamado Abiu, que é muito utilizado na medicina popular para auxiliar no tratamento da malária, bem como fortalecer o sistema imunológico e ajudar no combate às infecções e inflamações em geral.
De acordo com o secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, a oficina é uma das oficinas mais ricas do CASA. “Por meio da Horta, os jovens conseguem adquirir muitos conhecimentos que podem ser utilizados por eles a vida toda”, concluiu.