CASA Irapuru I realiza oficina para abordar questões como meio ambiente e robótica

Filme ‘Wall-e” foi o fio condutor da discussão; jovens debateram assuntos como evolução tecnológica e ociosidade

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Irapuru I (DRO) participaram recentemente de uma oficina que abordou temas como tecnologia, meio ambiente e robótica.

A ação utilizou como condutor da discussão o filme “Wall-e”, da Pixar, para tratar sobre assuntos como a questão do uso dos recursos naturais, da reciclagem, da evolução tecnológica e até mesmo a questão da ociosidade.

O filme aborda o cotidiano do robô de reciclagem, chamado Wall-e, que sozinho realiza suas tarefas em um planeta terra degradado pela poluição e pelo lixo. Até que uma pequena planta surge e com isso um outro robô mais avançado tem a missão de avisar os seres humanos, perdidos no espaço, que o planeta não estava mais inabitável.

Na oficina, os jovens foram convidados discutirem os temas abordados pelo filme, inclusive, a questão do amor e da amizade. Em seguida, foi construída uma maquete do robô Wall-e e também realizada a experiência de plantar um pé de feijão no algodão, para entender sobre o processo de germinação e da natureza.

A oficina foi coordenada pelas agentes educacionais, Ana Paula Roque e Nileda Marques e pela agente operacional, Solange Paiva.

A oficina faz parte de uma iniciativa maior, sugerida pelo diretório da Superintendência Pedagógica da Fundação CASA.