CASA Irapuru I promove troca de saberes sobre Paulo Freire

Evento envolverá equipe multiprofissional, adolescentes, professores e educadores do Itaú Cultural; objetivo é ampliar debates gerados em encontros promovidos pela GACEP 

 

Jovens em medida socioeducativa, professores do ensino formal e servidores que atuam no CASA Irapuru I (DRO) participam nesta quarta-feira (15/12) um evento de Troca de Saberes com o tema “Paulo Freire”, que contará com a participação de Educadores do Itaú Cultural.

O evento tem como objetivo ampliar o que foi discutido nos encontros virtuais formativos sobre Paulo Freire, realizados por meio de uma parceria fechada entre a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (GACEP) e o setor Educativo do Itaú Cultural. Esses encontros foram baseados na mostra “Ocupação Paulo Freire”, que aborda a história, vida e obra desse grande pensador da educação.

Durante o evento, serão debatidos alguns dos referenciais teóricos usados pelo centro, além de expor como o pensamento de Paulo Freire está presente em formas de avaliação e reavaliação diagnóstica no centro.

Por fim, os jovens irão apresentar conteúdos elaborados por eles em um projeto chamado “Caderno de Música”, que foi inspirado em um conceito freireano: através da Pedagogia da Autonomia, a valorizando a criação desses jovens.

Como explica a coordenadora pedagógica do CASA, Nancy Maria Mendonça da Silva, os cadernos figuram como formas de os jovens extravasarem sua criatividade. “Firmamos um compromisso junto aos alunos, de forma que os cadernos seriam utilizados apenas em alguns momentos da aula, mas que o conteúdo fosse livre”, comentou.

Com essas ações previamente ajustadas com os jovens, os cadernos então se transformaram em suporte para poesias, letras de RAP. As aulas também ganharam um momento especifico para os jovens “abastecerem” as páginas de seus cadernos, que ficou estipulado após o término e correção das lições.

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP