CASA Irapuru I confecciona apanhadores de sonhos em oficina

Técnica de confecção desse artesanato, de origem nativa norte-americana, foi ensinada por um dos adolescentes aos demais

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Irapuru I (DRO) e participam da Oficina Socioemocional, sobre artesanato, emoções e solidariedade, estão aprendendo a confeccionar os Apanhadores de Sonhos (mais conhecidos como Dream Catchers).

A ideia para confecção e a técnica de criação desses itens, que têm origem nos povos nativos da América do Norte, foi compartilhada pelo adolescente João (nome fictício) com os demais.

A coordenadora pedagógica do CASA, Nancy Maria Mendonça da Silva, explica que a mãe de João vende artesanatos, sendo eles umas das fontes de renda da família. “Durante a Oficina Socioemocional, o assunto que estava sendo discutido era ‘Sonhos’ e foi nesse momento que o João comentou sobre a confecção dos Apanhadores. Perguntamos se ele toparia ensinar os demais sobre como fazer, como um professor multiplicador”, comentou.

O jovem concordou e, durante as vídeo-chamadas com sua família, pediu orientações sobre onde a equipe pedagógica do CASA poderia encontrar os materiais necessários. “Ela foi orientando, como por exemplo, usar cipós para fazer os círculos e mentalizar boas energias durante a confecção dos itens. Tudo isso foi sendo transmitido pelo João para os demais”, comentou a coordenadora pedagógica.

Ao total, seis jovens participaram da primeira edição da oficina e eles serão revezados com os demais. Os apanhadores confeccionados serão presenteados para os familiares. “Além disso, os adolescentes participantes receberam orientações sobre empreendedorismo e como podem fazer a comercialização desses itens”, concluiu a coordenadora pedagógica do CASA, Nancy Maria Mendonça da Silva.