CASA Guarujá vence regional do Torneio de Damas Online

Das 20 vagas destinadas à Divisão Regional Litoral (DRL), 12 foram para jovens internados no litoral; oito jovens internados no ABCD também disputam estadual

Um adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Guarujá, no litoral paulista, venceu nesta sexta-feira (12) a etapa local do I Torneio Estadual de Damas Online da Fundação CASA, que envolveu 45 adolescentes em internação em nove centros da Instituição localizados em no Litoral e no ABCD paulista.

Nesta etapa da Divisão Regional Litoral (DRL), das 20 vagas destinadas, os jovens do litoral conquistaram 12 – CASAs Guarujá e Praia Grande I com cinco cada e Vila de São Vicente com duas. Jovens internados no CASA Peruíbe também participaram do regional.

Adolescentes internados no ABCD paulista levaram as outras oito vagas para a fase estadual do Torneio – CASA São Bernardo II com três vagas; CASA Diadema com dois classificados; e os CASAs São Bernardo I e Santo André I e II com um adolescente representante cada.

O segundo lugar da etapa regional ficou para um adolescente do CASA Diadema, enquanto um jovem do CASA Praia Grande I levou a terceira colocação.

As partidas ocorreram pela plataforma gratuita https://lidraughts.org/, a partir de computadores com acesso à internet nos centros. Na etapa da DRL, cada adolescente disputou 24 partidas, cuja pontuação acumulada definiu os vencedores e classificados.

Para o dia 26 de março, um grupo de 160 adolescentes internados em centros socioeducativos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo participam do estadual da primeira edição do Torneio. O Torneio se destina a adolescentes de ambos os sexos, sem separação ou categorização de modalidade. A fase estadual é organizada pela Gerência de Educação Física e Esportes da Fundação CASA.

Entre os objetivos da competição está a disseminação da prática do jogo de forma virtual, colaborando na inclusão digital dos jovens e valorizando o aspecto pedagógico, uma vez que auxilia no desenvolvimento de capacidades cognitivas.

“A damas é um jogo de tabuleiro de séculos e ajuda a estimular capacidades nos adolescentes quanto ao raciocínio lógico na busca da melhor estratégia e mesmo a organização dos elementos para atingir um fim”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Durante a pandemia da Covid-19, a Fundação CASA tem adaptado o atendimento socioeducativo para atividades pedagógicas que mantenham o distanciamento social entre os adolescentes.

A execução de medida socioeducativa em regime fechado no Estado de São Paulo é um serviço público essencial e sua realização tem sido adequada conforme as fases do Plano São Paulo, do Governo de São Paulo.