CASA Cerqueira César cria coral Natalino com fantoches de meias

Atividade realizada com as adolescentes da Fundação CASA foi pensada para celebrar o final do ano juntamente com educadores do Projeto Guri e ultrapassar a barreira do distanciamento social 

A pandemia de Covid-19 transformou a rotina de algumas atividades no centro socioeducativo feminino da Fundação CASA de Cerqueira César, localizado na cidade de mesmo nome, como a necessidade do distanciamento social e o uso de máscaras de proteção. 

Mas, com muita criatividade e com uma mãozinha da tecnologia, as adolescentes alunas da oficina de Canto Coral do Projeto Guri, programa realizado dentro da Fundação CASA, puderam manter seu tradicional Coral Natalino afinado com os novos tempos.  

Como explica a coordenadora pedagógica do CASA, Bruna de Oliveira, por conta do Coronavírus, ficou inviável reunir todas as jovens integrantes do coral para que elas se apresentassem para as demais. “Como protocolo do Covid pede que não fiquemos aglomerados, decidimos então pensar em uma maneira para deixar o almoço de Natal das adolescentes mais animado. E a saída encontrada foi criar fantoches de meia para representar as jovens”, comentou.  

Em seguida, a equipe do centro decidiu montar um mosaico virtual, onde cada uma das adolescentes daria voz ao fantoche, “Gravamos então as mãos delas manipulando os bonecos e pedimos para elas criarem uma mensagem Natalina. Por fim, colocamos a música com os vídeos dos fantoches cantando e regência do educador do Guri, Fred Correa, para criar e editar o vídeo final”, destacou a coordenadora.  

Além da orientação do educador do Guri, feita por meio de tele aula, os ensaios e as oficinas contaram com a ajuda da agente educacional e musicista, Ana Laura Damasceno. “O papel da Ana Laura foi fundamental para que mantivéssemos o projeto do coral em dia”, comentou Bruna.  

O vídeo será exibido para as demais jovens do centro no almoço do dia 25/12, quando normalmente o coral do centro se apresentava. “Todas as meninas aguardam ansiosas para conferir o resultado final. Acreditamos que será um momento muito emocionante”, concluiu.  

Confira o resultado no vídeo: 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP