CASA Bom Retiro tem atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Por sete dias, jovens do centro feminino tiveram discussões em sala de aula transformadas em produtos pedagógicos

Durante sete dias, as adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Feminino Bom Retiro, na cidade de São Paulo, tiveram uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março.

As ações ocorreram entre os dias 03 e 09 de março, tanto com discussões nas aulas da educação escolar quanto com a elaboração de conteúdos pedagógicos em outros momentos da agenda.

Com os professores da escola vinculadora, a E.E. Padre Anchieta, nas disciplinas de História, Português e Artes, foi discutida a origem e o processo histórico da data, escreveram poemas para as mulheres e elaboraram cartazes.

Em oficinas de decoração, direcionadas pelas agentes educacionais Joice Fernandes e Valdenilda Araújo, as jovens confeccionaram painéis em diversas áreas do espaço socioeducativo, assim como lembranças para as mulheres e o figurino usado na apresentação coreográfica.

A parte musical e artística ficou a cargo da agente educacional Vanessa Faust, que ensaiou as adolescentes que cantaram a música “Trem Bala”, da compositora Ana Vilela. “Elas quiserem refletir sobre a importância da vida e do tempo, como a própria música traz”, explicou o diretor do CASA Feminino Bom Retiro, Rodinei Santos da Cruz.

Outro grupo de jovens, sob a orientação de Vanessa, ainda apresentou uma coreografia para a canção “7 Rings” (Sete anéis, em tradução livre), da cantora Ariana Grande.

No Dia Internacional da Mulher, os agentes educacionais Francisco Gomes e Samuel Pereira, ministraram uma palestra a partir do documentário “Marias”, da diretora Joana Mariani, em que faz uma jornada pelo feminino a partir das festas marianas presentes na América Latina, em países como Brasil, Cuba, México, Peru e Nicarágua.

Os educadores apontaram as dificuldades vividas pelas mulheres na sociedade contemporânea, sua situação no mundo do trabalho, o problema da violência doméstica, o feminicídio, dentre outras questões que influenciam o cotidiano delas. A palestra, no final, contou com uma roda de conversa.

O agente educacional Francisco Gomes integra um grupo temático do centro socioeducativo que corriqueiramente trabalha com as jovens temas relacionados a atualidades, política, sexualidade, família, dentre outros.

Os trabalhos foram finalizados com um momento de descontração, durante o “Café da Manhã com Elas”, com a participação de todas as adolescentes e servidores do centro socioeducativo, num bate-papo fértil sobre a condição feminina. Os agentes educacionais Marcia Regina dos Reis e Mauri Silva de Almeida preparam com esmero a mesa.

“Foi uma semana de muito trabalho e de resultados bastante significativos”, avaliou o diretor do CASA Feminino Bom Retiro. “Elas exerceram seu protagonismo, com foco em suas próprias experiências”, completou.