CASA Belém discute prevenção ao câncer de mama
A partir de um caso real, adolescentes foram sensibilizados sobre importância da campanha Outubro Rosa
“Quando tinha 11 anos, perdi minha avó Benedita para a metástase de um câncer de mama. Naquela época, não havia campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e ela teve um diagnóstico tardio.” Foi a partir da vivência da coordenadora pedagógica do CASA Belém, no Complexo Vila Maria, em São Paulo, que a equipe pedagógica discutiu a importância da prevenção do câncer de mama com os adolescentes em execução de medida socioeducativa.
A história verídica de Benedita Ramires, que faleceu aos 72 anos, em janeiro de 1991, depois de retirar uma das mamas e fazer quimioterapia contra o câncer de mama, serviu de pontapé para nove adolescentes do CASA abraçarem a ideia de criar uma campanha de conscientização relacionada ao Outubro Rosa.
“Muitos dos adolescentes não sabiam que esse tipo de câncer matava tantas mulheres anualmente”, afirma a coordenadora pedagógica. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, o câncer de mama ficou em segundo lugar entre os de maior incidência no mundo, quando não considerado o câncer de pele não melanoma.
Dos 17 milhões de casos de câncer estimados naquele ano, de todos os tipos exceto de pele não melanoma, 2,1 milhões teriam sido de mama, atrás apenas do câncer de pulmão, com quase a mesma quantidade. Se observado só entre as mulheres, o câncer de mama é o de maior incidência, correspondendo a 24,2% dos casos estimados.
A campanha interna conta com mural exposto no setor administrativo do centro socioeducativo, repleto de mensagens de apoio e conscientização sobre a importância das medidas de prevenção.
“Todos no CASA Belém ficaram emocionados com as mensagens e o lindo trabalho que os adolescentes realizaram”, emociona-se a coordenadora pedagógica. O mural, posteriormente, será levado à sede da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO).