CASA Bela Vista tem sarau com os Poetas do Tietê

No primeiro evento cultural no centro após a decretação da pandemia, autores também lançaram livros para os jovens

Um ouve a poesia do outro. Outro levanta a mão e pede a vez para cantar uma música que compôs. Todos prestam atenção. Durante cerca de três horas, 22 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Bela Vista, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo participaram de um sarau que contou com a presença de oito integrantes do grupo Poetas do Tietê.

Foi o primeiro evento cultural realizado no centro socioeducativo, com participação externa, após a decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Os jovens testemunharam os lançamentos dos livros de dois dos poetas: “Atrás do Muro, uma flor”, de Cissa Lourenço, e “Cuaheu ontem-amanhã”, de Paulo D’Auria.

Cada autor doou 90 exemplares de sua obra, distribuídos entre os adolescentes, servidores e profissionais de empresas terceirizadas que atuam no centro socioeducativo.

O sarau foi o fechamento da proposta cultural idealizada pela pedagoga Conceição Olímpia Sá, que atua no CASA. Durante cerca de dois meses, em oficinas direcionadas, a pedagoga trabalhou a literatura marginal com os adolescentes, procurando despertar seus olhares para a poesia e as composições.

Durante o evento, os adolescentes se alternaram com os oito membros do Poetas do Tietê na declamação. “Foi emocionante, pois houve também testemunhos de superação dos poetas, deixando a mensagem de que é possível dar a volta por cima”, explicou a encarregada técnica do CASA Bela Vista, Adriana da Silva.

Entre os membros do Poetas do Tietê ainda participaram Luis Claudio Oliveira, Gisélia Trajano, Mirian Baião Cambono, Talita dos Santos, Ingrid dos Anjos e Marilene Maciel.