CASA Bela Vista conclui jardim inspirado em Frida Kahlo

Adolescentes utilizaram materiais recicláveis e imagens da pintora mexicana para compor a paisagem do centro socioeducativo

A inspiração na vida e obra da pintora mexicana levou os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Bela Vista, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, a finalizar a montagem do Jardim Sustentável Frida Kahlo, transformando uma área de terra com grama no centro socioeducativo, próximo à área pedagógica, em um paisagismo com referências à artista.

Numa área carpida, vasos feitos com material plástico reaproveitado e pintados com a figura e obras de Frida, foram milimetricamente encaixados, para criar uma atmosfera mais organizada e com variedade de plantas.

Tudo foi feito por cerca de 20 adolescentes, em duas turmas, ao longo das semanas em que tiveram oficinas sobre jardinagem com servidores da equipe do CASA. As aulas aconteceram duas vezes por semana, com duas horas de duração CASA.

A paixão dos jovens pela pintora começou no segundo semestre de 2020, numa atividade, disponível no Diretório da Superintendência Pedagógica, em que conheceram a vida e a obra da pintora, que faleceu em 1954.

“No pedagógico, percebemos que questões como sustentabilidade, reciclagem e preservação ambiental precisam ser trabalhadas de forma prática e constante com os rapazes, para que eles transformem os próprios conceitos em relação à natureza e aos recursos da humanidade”, explica a coordenadora pedagógica do CASA Bela Vista, Jéssica Fracine Biel.

A sustentabilidade também foi tema de debate em sala de aula, nas aulas da educação escolar, como estratégia para sensibilizar os adolescentes para a importância e a necessidade de a educação ambiental também estar presente na execução da medida socioeducativa.

“A consequência foi a realização de atividades práticas que colaboraram com a reciclagem, a construção cognitiva e a revitalização de espaços do centro socioeducativo”, avalia a coordenadora pedagógica.