CASA Batatais promove bate-papo online com OSGEMEOS

Encontro tem como objetivo complementar oficinas realizadas com os adolescentes; dupla é conhecida internacionalmente por seus murais gigantes com personagens amarelos

Conhecida por seus personagens amarelos gigantes, graffitados em prédios de várias cidades do Brasil e do mundo, a dupla de artistas plásticos OSGEMEOS realizará nesta quarta-feira (12/05) às 15h um bate-papo com jovens em medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Batatais.

O encontro será realizado de maneira virtual, através da plataforma Microsoft Teams, como forma de complementar as oficinas realizadas com os adolescentes sobre a exposição “OSGEMEOS: Segredos” que está cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

As atividades das oficinas foram oportunizadas para todos os centros socioeducativos da Fundação CASA por meio de uma parceria entre a Gerência de Arte e Cultura e Educação Profissional (GACEP) da Fundação e o setor educativo da Pinacoteca.

De acordo com a encarregada técnica do centro de Batatais, Tarsila P. de Carvalho Konkowski, o objetivo do bate-papo é mostrar que a arte é algo que está ao alcance deles. “A recepção da oficina pelos jovens foi muito positiva. Muitos vieram de contextos de extrema vulnerabilidade social e nunca tiveram a chance de consumir cultura. A Mostra e a arte d’OSGEMEOS se transformou em uma ponte, entre algo que é da vivência deles o Museu”, comentou.

Além disso, Tarsila acrescenta que o bate-papo ampliará ainda mais os horizontes dos adolescentes. “Alguns ainda não acreditam que a arte pode leva-los a ganhar uma exposição em um local, por exemplo, como a Pinacoteca. Por isso, quisermos realizar esse encontro, para que eles possam interagir e conhecer ainda mais detalhes sobre a vida desses artistas”, concluiu.

Sobre OSGEMEOS

A exposição “OSGEMEOS: Segredos” conta a história dos irmãos, Otávio e Gustavo Pandolfo, nascidos na capital paulista no ano de 1974. De acordo com o conteúdo da Mostra, o contato dos irmãos com a cultura Hip-Hop dos anos 80 influenciou a criatividade dos dois artistas. Através de muitas experimentações, eles desenvolveram um estilo próprio de expressão, que mescla a arte urbana do graffiti com elementos culturais regionais e os famosos personagens amarelos.

Os artistas já participaram de diversas mostras nas principais instituições internacionais, como o Hamburger Bahnhof, em Berlim, em parceria com o grupo berlinense de breakdance Flying Steps – um dos mais premiados mundialmente; a Vancouver Biennale, Canadá; o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles; o MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão; a Tate Modern, em Londres, Reino Unido e a Trienale de Milão.