CASA Araçá visita o Museu do Sol em Penápolis

Local é especializado em Arte Naïf

Um grupo de jovens que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Araçá (DRO), localizado na cidade de Araçatuba, visitou recentemente o espaço do Museu do Sol, situado na cidade de Penápolis.

O museu é dedicado à preservação e exposição de uma variedade de itens produzidos em um estilo de arte primitivo, conhecido academicamente como arte naïf. Esse estilo é caracterizado por uma grande variedade, sendo resultado da produção de artistas autodidatas, ou seja, que não tiveram aulas formais para aprenderem técnicas.

O Museu foi fundado em 1972 na capital paulista e transferido em 1979 para o casarão que onde se encontra hoje, na cidade de Penápolis.

Durante a visita, os adolescentes puderam conferir o acervo do local, composto por mais de 400 artigos, como pinturas, desenhos, entalhes, esculturas e gravuras.

De acordo com o diretor do centro socioeducativo, Julio Cesar de Sousa, a visita foi muito positiva. “Os jovens reconheceram a importância dos museus na preservação da história e da memória, conhecendo vários tipos de patrimônios do nosso país e de cidades próximas”, concluiu.